quarta-feira, 28 de setembro de 2011

As Ilhas


 Sou magra em cima e gorda embaixo, pé 40.
Era quando a loja em que acumulo tarefas (cliente- trabalhadora- cliente) acalmava o movimento que acertava por telefone, os detalhes para participar do desfile da escola de samba União da Ilha da Magia no carnaval de Florianópolis, O tema? Cuba Sim, Em nome da Verdade. Meu amigo Paulo Antonio, dono da loja, apóia mais a mim que a Cuba, mas incentiva as agitações, se depender de mim, Paulo é um dos maiores apoiadores indiretos de Cuba. Eu propagandeio aquilo que me parece saudável, os grãos saudáveis da loja, a sociedade saudável da ilha.     
 
No carnaval de 2011 deixaria de ser uma turista na Bambas da Orgia, escola na qual desfilo em Porto Alegre para ser turista na União da Ilha cujo samba enredo traçou a história de Cuba e exaltou seu momento revolucionário e as conquistas advindas deste, foi em visita à ilha do Caribe que o comandante da União da Ilha da Magia decidiu pelo tema. Cheguei lá como dizemos @suruguai@s como perro con dos colas (cachorro com dois rabos) de tão empolgada, do alto da minha pós modernidade achei que Cuba não incomodasse mais ninguém, que o espetáculo do capitalismo globalizado e globalizante havia assimilado a ilha numa convivência aceitável e permitida, cuja existência servisse mais para amedrontar as classes médias mais retrógradas com o lendário monstro da expropriação e das privações comunistas. Erro crasso.Como sempre desconfio do que falamos de nós mesmos, recorri à midia local para ver o que ela dizia de nós mesmos. A conclusão? Só eu acredito no fim da história, porque a burguesia não acredita mesmo.
 
 A escolha do tema foi a polêmica da cidade, quanto atraso, este tipo de reacionarismo parece tratar-se de uma ilha que parou no tempo há 50 anos...Além de ser uma burrice sem tamanho para os elementos capitalistas e reacionários alimentar este debate junto ao povo, um povo afrodescendente como o cubano, rico culturalmente como o cubano, trabalhador como o cubano, mas sem direito a saúde e educação, como o cubano. Acho que ganhariam mais se ficassem quietos e cristalizassem a ilha como velho reduto revolucionário pretensamente assimilado pelo capitalismo, mas compreendo os temores, afinal os clichês marxistas, povo na rua, povo organizado, povo armado, se mostram sempre eficientes, no ocidente, no oriente, no médio oriente. A comunidade da escola da Lagoa da Conceição não ganhou só dez nos quesitos solidariedade e ousadia, mas em muitos outros e consagrou-se campeã deste carnaval, lembrando, povo na rua, povo organizado, o povo da União da Ilha levou à risca esta máxima.
 
No dia internacional de luta das mulheres após debater e compartilhar com Aleida Guevara desfilamos novamente na passarela Nego Quirido, era o desfile das campeãs. No dia seguinte haveria mais um encontro com Aleida durante o qual eu já estaria em trânsito para Porto Alegre, privada de ouvir uma mulher cujo compromisso parece ser com a verdade seja esta doce ou acre para nós. Durante minha estadia no estado passei boa parte do tempo na praia da Ferrugem assistindo chocada ao turismo sugador, alienado, entorpecido, optei pelo exílio domiciliar no alto do morro na casa de amigos queridos e um gato imperdível como todos os gatos. Na capital Arnaldo e Denise devem ter me confundido com a filha do Che tamanha recepção e delicadeza na hospedagem, Denise até obrigou Arnaldo a furar um coco verde para matar o desejo da madame aqui. Já em São José fiquei em casa da familia mais atuante e numerosa da cidade, a familia do Heitor.
 
Apesar de pouquíssimo contato com o contexto político da cidade aquém do extenso e construtivo relato da mãe de Heitor e mais pelo clima festivo em que estávamos minhas impressões foram as mais pitorescas Eu perguntava para o companheiro tal à qual partido pertencia:
- PT, fui presidente, mas eu sou um comunista!
- Ah... E tu camarada eres deputado por qual partido?
- PDT, mas eu sou um comunista!
-Sim...e fulano? 
-Ah, ele é do PSOL, na verdade era, saiu.
-Mas já, mal fundamos o partido ele já saiu...E ciclano?
- Ele é do PDT, quer dizer, foi expulso mas é ainda.
- ? 
Eu? Bem, eu incomodo os petistas, faço teatro com os anarquistas e milito com os trotskistas!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário